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Jéssica Duarte

Consultora

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PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO – APRENDIZAGEM

Turno

Integral

Duração

18 meses - 360 horas/aula

Local

UNIFEOB - Campus Mantiqueira
OBJETIVOS
O objetivo geral é fornecer uma formação especializada nas práticas pedagógicas de vanguarda debatidas no cenário da Educação, tanto de um ponto de vista teórico/acadêmico quanto de um ponto de vista prático/empírico. Pretende-se que os estudantes se tornem profissionais diferenciados no contexto da Educação, capazes de reconhecer os novos desafios docentes engendrados pela realidade atual e munidos de um arsenal de práticas e didáticas aptas a se adequar às diferentes situações que se lhes apresentarão em sua atuação profissional.
PÚBLICO-ALVO
O curso é destinado a profissionais que exerçam ou pretendam exercer a prática docente no ensino fundamental, médio ou superior e tenham o intuito de fazê-lo com uma qualidade diferenciada, fundamentada em teorias e práticas de ponta segundo as concepções atuais do campo da Educação.
PRÉ-REQUISITOS
Em um primeiro momento, o curso se volta prioritariamente para quem possui graduação completa em Pedagogia ou em qualquer Licenciatura. Mas como as competências a serem trabalhadas no curso são enriquecedoras também para aqueles que exercem a docência apenas no ensino superior ou em cursos preparatórios, para os quais o porte da Licenciatura não é obrigatório, os únicos pré-requisitos são de fato a graduação completa em qualquer área do saber e o desejo de exercer a profissão docente de forma qualitativa.
DIFERENCIAIS
  • Articulação bastante clara entre a teoria educacional e a prática docente.
  •  Fundamentação teórica sólida embasando novas estratégias práticas para serem utilizadas nos espaços de aprendizagem.
  • Exploração das concepções de ponta da teoria educacional atual, como: protagonismo do estudante, educação por competências, associação clara entre objetivos e dinâmicas de aprendizagem, avaliação ativa e a utilização das novas tecnologias enquanto ferramenta didática.
  • Pedagogias Inovadoras
  • Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem

HABILITAÇÕES

  • Reconhecer as demandas que são estabelecidas pela realidade atual no que se refere à prática docente e como a necessidade de reestruturação da mesma hoje vai muito além da simples quebra de paradigma do ensino tradicional e se vincula às transformações significativas vivenciadas na chamada Sociedade da Informação;
  • Aplicar a concepção didática fundamentada no protagonismo do estudante, favorecendo a conquista de sua autonomia e a sua capacitação para intervir na própria realidade.
  • Compreender e exercitar a articulação adequada e constante entre os objetivos de aprendizagem e as estratégias e práticas docentes que serão empregadas em cada caso.
  • Entender as transformações trazidas pela presença cada vez mais constante das novas tecnologias no cotidiano e incorporar as estratégias didáticas baseadas nos instrumentos pedagógicos associados às mesmas;
  • Empregar a sensibilidade docente para as propensões dos estudantes para as vivências lúdicas, a criatividade, a colaboração e a investigação, valorizando a singularidade e o protagonismo do estudante e do educador enquanto um criador de ambientes significativos de aprendizagem.
  • Compreender e aplicar a perspectiva trazida pela Pedagogia dos Projetos que enseja interações significativas entre estudante/estudante e estudante/docente de forma que o papel do professor e do estudante sejam simétricos, abrindo assim espaço para a mobilidade de papéis.
  • Assimilar e empregar a visão direcionada para a chamada “ecologia dos saberes”, fundamentada no paradigma da complexidade em Educação que busca a edificação de uma visão de fato sistêmica e crítica da realidade, valorizando a existência de conhecimentos plurais e a importância do diálogo entre o saber científico e humanístico, acadêmico e popular.
  • Absorver a importância decisiva de se empregar a lição fundamental trazida pela Pedagogia da Diferença, que evidencia a singularidade de cada ser humano em suas disposições cognitivas.
  • Entender e utilizar a perspectiva inserida pela Educação dos Sentidos, que abre espaço para se pensar em uma Educação voltada não apenas ao inteligível, mas também ao sensível.
  • Operar com situações-problema como estratégias de aprendizagem significativa nas diversas áreas do saber.
  • Desenvolver e mediar a realização de projetos pedagógicos autênticos e conectados com a realidade, edificados a partir de uma questão, tarefa ou problema significativamente motivadores e envolventes.
  • Entender a mudança de paradigma que envolve a noção de sala de aula invertida e trabalhar com essa perspectiva em uma variada gama de possibilidades dinâmicas nos espaços de aprendizagem.
  • Compreender a noção de gamificação no contexto da Educação e operar com situações desafiadoras e lúdicas em diversos contextos do processo de ensino e aprendizagem.
  • Explorar de maneira seminal as relações significativas entre estudante/estudante, por meio da utilização das estratégias didáticas como o peer instruction e a aprendizagem em espiral.
  • Trabalhar pedagogicamente a partir de um viés prioritariamente prático e empírico, por meio de metodologias imersivas e das estratégias pedagógicas hands on e compreender como elas podem ser aplicadas em uma vasta gama de situações didáticas.

PREVISÃO DE INÍCIO

Início das aulas: 04/04/2020

TURNOS

Encontros: Presenciais, quinzenais e aos sábados.

Horários: 8h às 12h e das 13h às 15h.

Carga Horária: A carga horária será de 360 horas totais (216 horas presenciais + 144 horas online), em 18 meses, totalizando 36 encontros presenciais.

O curso será realizado mediante a formação de turma.

Caso ainda tenha dúvidas a respeito do curso, entre em contato conosco: (19) 3602-4216.

INVESTIMENTO

Taxa de inscriçãoR$ 50,00
Mensalidade R$ 235,00
Mensalidade com desconto ex-aluno ou empresa parceiraR$ 199,75

 

 

 

 

 

 

Módulos 

Unidades de Estudo

Presencial

Online

Total

Encontros 

 

 

 

MÓDULO I – APRENDER NA CONTEMPORANEIDADE

Educação e Sociedade da Informação 12 8 20 2
Protagonismo do Estudante 12 8 20 2
Conteúdos, Habilidades e Competências. 12 8 20 2
Objetivos de Aprendizagem e Dinâmicas Pedagógicas 12 8 20 2
Avaliação Ativa 12 8 20 2
Novas Tecnologias na Educação 12 8 20 2
 

 

MÓDULO II – PEDAGOGIAS INOVADORAS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Pedagogias Inovadoras – Concepções Filosóficas e Metodológicas 12 8 20 2
Pedagogia dos Projetos 12 8 20 2
Pedagogia Ecológica 12 8 20 2
Pedagogia da Diferença 12 8 20 2
Educação dos Sentidos 12 8 20 2
Arte, Cultura e Subjetividade 12 8 20 2
 

 

MÓDULO III – METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Aprendizagem Baseada em Problemas 12 8 20 2
Aprendizagem Baseada em Projetos 12 8 20 2
Sala de Aula Invertida 12 8 20 2
Gamificação 12 8 20 2
Peer Instruction e a Aprendizagem em Aspiral 12 8 20 2
Metodologias Imersivas e as Estratégias Pedagógicas Hands On 12 8 20 2

TOTAL

216 144

360

36

Coordenação Pedagógica 

João Fábio Diniz

Sociólogo e Antropólogo formado pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, é mestre em Energia, Ambiente e Sociedade pela UFABC – Universidade Federal do ABC. Como cientista social, atuou em uma série de estudos e pesquisas sobre temas variados, que renderam um número significativo de artigos e capítulos de livros, sempre em conjunto com a prática docente, que exerce desde 2002, ainda na época de graduação. Em 2011 ingressou na Educação Superior, e em 2014 na UNIFEOB: somadas as duas instituições em que trabalhou, já ministrou mais de vinte matérias diferentes na educação universitária, nas áreas de Ciências Humanas, Metodologia de Ensino e Metodologia de Pesquisa. A partir de 2017, passou a fundamentar toda sua carreira e produção acadêmica na área da Educação, significativamente no que diz respeito às Metodologias Ativas de Ensino e ao chamado Aprendizado Significativo. No momento tem apresentado palestras e realizado oficinas em diversas instituições da Educação Básica e Superior sobre a temática das Metodologias Ativas, inclusive no recente Primeiro Simpósio sobre Educação realizado pela UNIFEOB em julho de 2019.

Francine Alves dos Reis

Possui Bacharelado e Licenciatura plena em Letras (português/inglês), pela PUC – MG, bacharelado em piano e Licenciatura em Artes, pelo Conservatório Brasileiro de Música. Especialista em Educação Infantil, pela Faculdade São Luís, especialista em Educação Musical, pela Faculdade do Noroeste de Minas. Mestre em Música, pela UNICAMP, docente no curso de Pedagogia da UNIFEOB e na pós-graduação em “Educação Infantil 0-3 anos: especificidades dos cuidados na primeiríssima”, na USCS. Idealizadora do projeto de extensão universitária “(En) Cantando na Universidade: Diálogos entre ciência e música na formação continuada de professores”, na UNIFEOB. Proprietária e diretora do Centro de Educação e Cultura Casa Lumière, em Poços de Caldas (MG). Foi responsável pelo projeto de implantação da Educação Musical nas creches da UNICAMP, em 2012, e professora coordenadora da apresentação cultural do III Fórum Internacional de Educação Infantil, promovido pelo NEPP – UNICAMP (2013). Além disso, atua como pianista camerista, já tendo se apresentando em salas de exibição em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe e Portugal.

Corpo Docente 

Nayara Vicari Baracho de Biasi

Mestre em Educação pela USP – Universidade de São Paulo, possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela mesma instituição. É professora e orientadora no curso de Pedagogia da UNIFEOB, onde atua também na Educação à Distância, como tutora e docente online. Possui experiência docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental I na rede privada do município de São Paulo. Exerceu a coordenação pedagógica em escolas privadas de Educação Infantil e cursos de formação de jovens no terceiro setor. Atualmente coordena o GEPRAPE – Grupo de Estudos em Práticas Pedagógicas, que tem o intuito de realizar pesquisas nas redes municipais de ensino que estão próximas à UNIFEOB para que, partindo de contextos reais, possam ser traçados diálogos entre teoria e práticas pedagógicas, proporcionando aos discentes novas reflexões e, às redes, ideias que possam trazer mudanças significativas. O foco atual de suas pesquisas acadêmicas é, sobretudo, a Formação de Professores em Contextos, além da Documentação Pedagógica e do Currículo da Educação Infantil.

Eliane de Godoi Teixeira Fernandes

Mestre em Educação pela PUC Campinas na linha de estudo Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, é graduada em Pedagogia e em Administração de Empresas pela PUC Minas. Especialista em Psicopedagogia e Metodologia do Ensino Superior, é pesquisadora da área de dificuldades de aprendizagem e formação de professores alfabetizadores desde 2004. Atuou como professora na Educação Infantil, nos anos do ciclo de alfabetização e também como supervisora pedagógica no Ensino Fundamental. É palestrante e assessora pedagógica, especialmente nos seguintes temas: formação do professor alfabetizador em língua portuguesa e matemática, dificuldades da aprendizagem, neuropedagogia, intervenção pedagógica e psicopedagógica. Atualmente é professora no Curso de Pedagogia da UNIFEOB e também no Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da PUC Minas, além de também atuar no GEPRAPE – Grupo de Estudos em Práticas Pedagógicas da UNIFEOB.

Marli de Fátima Silva

Atriz e professora, possui graduação em Artes Cênicas pela USP – Universidade de São Paulo, e mestrado em Artes Cênicas pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. É docente do curso de Arquitetura da UNIFEOB e do colégio Anglo em São João da Boa Vista, onde é responsável pelas áreas de Literatura, Artes e Teatro. Além disso, atua como atriz e diretora de teatro em grupos amadores e profissionais, posicionando-se assim significativamente na interseção entre a Educação e a Arte e operando com a valorização das singularidades e da relação entre o sensível e o inteligível.

Hevisley William Corrêa Ferreira

Mestre em Educação pela Universidade Vale do Sapucaí. Pós-graduado em Ensino da Geografia pela Faculdade São Luis de Jaboticabal com ênfase em Metodologia do Ensino e Pesquisa da Geografia. Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela PUC – MG. Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Fundação Educacional de Machado. Atualmente atua na Educação nos níveis fundamental, médio e superior. É professor do Colégio Jesus Maria José (Poços de Caldas) e da rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, além da UNIFEOB, onde é docente dos cursos de Pedagogia e Biologia. Atuou também como docente do curso de Pedagogia da UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais, em Poços de Caldas. Possui larga experiência na utilização das metodologias ativas de ensino em todos os níveis do ensino em que opera, bem como com o emprego de estratégias pedagógicas diferenciadas, como o cinema e a história em quadrinhos. Tem, ainda, experiência na área de Análise Institucional e Pedagógica, tendo atuado pela Superintendência Regional de Ensino – Poços de Caldas/MG.

Diogo Henrique Vianna

Mestrando em Educação pelo conceituado programa de pós-graduação da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, possui especialização em História pela PUC-MG e licenciatura plena em História pela UNIFEOB. Principiou sua carreira na Educação atuando como inspetor na Superintendência Regional de Ensino – Poços de Caldas/MG, situação em que operou com Análise Institucional e Pedagógica. Atualmente é docente dos cursos de Pedagogia, Direito e Engenharia Civil na UNIFEOB, onde vem buscando aprimorar a sua atuação de acordo com as perspectivas de ponta da área de Métodos e Técnicas de Ensino, tema no qual também se fundamenta a sua pesquisa de mestrado e sua produção acadêmica no momento, que dialogam significativamente com as metodologias ativas de ensino.

Marcos Sturaro Silva

Especialista em História e Cultura do Brasil pela Universidade Gama Filho, possui Licenciatura plena em Geografia e Ciências Sociais pela UNIFEOB. Atualmente atua como docente nos níveis fundamental, médio e superior, sendo professor no curso de Arquitetura na UNIFEOB e atuando nas áreas de Geografia e Sociologia no Sistema Educacional São João Ltda, em São João da Boa Vista, e no Instituto Educacional São João da Escócia e no Colégio Sete de Setembro, ambos em Poços de Caldas. É autor de Materiais Didáticos voltados para o Ensino Médio, dentre os quais material apostilado de Geografia. Publicou recentemente uma plaquete de contos e possui, em andamento, a publicação de um livro com textos nesse gênero literário. Como docente, destaca-se por utilizar elementos da cultura brasileira – a música, a literatura e mesmo a culinária – como subsídios significativos na construção de práticas pedagógicas.

Lucas Francisco Martins

Especialista em Desafios da Filosofia Contemporânea pela PUC-MG, obteve a certificação defendendo uma monografia que explorou as questões filosóficas associadas à formação docente. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rey. Atualmente atua na Educação nos níveis fundamental, médio e superior, na rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e na UNIFEOB, onde é professor nos cursos de Pedagogia e Psicologia. Além disso, é músico, tendo inclusive ministrado aulas de música e musicalidade no Conservatório de Poços de Caldas e no SESI da mesma cidade. Em suas aulas de Filosofia e de Ciências Humanas, busca explorar ao máximo as questões artísticas associadas aos saberes humanísticos e à formação das individualidades como estratégia pedagógica.

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