PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE BANCO DE SANGUE E HEMOTERAPIA

16 meses - 360 horas/aula

DESCRIÇÃO

O curso de Pós-Graduação em Gestão de Banco de Sangue e Hemoterapia busca formar recursos humanos especializados capazes de contribuir com o desenvolvimento na área de saúde, especificamente na medicina transfusional. Esse programa prevê unidades de estudo básicas e aplicadas com aulas teóricas e práticas abordando desde a captação do doador até a transfusão de sangue, ciclo do sangue, hemoterapia clínica e imunohematologia. O caráter multidisciplinar do curso objetiva a formação de um profissional com visão integrada das aplicações da hemoterapia e biotecnologia e que seja capaz de lidar com a evolução do mercado nesta área.

O curso visa possibilitar ao profissional da área um maior conhecimento e a atualização sobre as principais técnicas utilizadas em banco de sangue e hematologia e vivência na área hemoterapia clínica e laboratorial.

HABILITAÇÕES

Ao final do curso, o estudante estará habilitado para:

• Realizar triagem clínica e física de doadores de sangue
  • Conhecer as principais rotinas de um laboratório de hematologia e rotina de banco de sangue;
  • Desenvolver planejamento estratégico em hemoterapia e hemoderivados
  • realizar controle de qualidade de hemocomponentes e gerenciar os recursos humanos em bancos de sangue.

O curso destina-se a médicos, enfermeiros, biólogos, biomédicos, farmacêuticos e bioquímicos.

Aula Inaugural: 23/05/2020

TURNOS:

Encontros: Presenciais, quinzenais e aos sábados.

Horários: 8h às 11h40 e das 13h às 16h30.

Carga Horária: : A carga horária será de 360 horas totais em 16 meses.

O curso será realizado mediante a formação de turma.

MensalidadeR$ 470,00
Mensalidade com desconto ex-aluno ou empresa parceiraR$ 399,50

UNIDADES DE ESTUDO

NÚMERO DE HORAS

NÚMERO

ENCONTROS

Presencial Online Total
Bases Teóricas e Históricas em hemoterapia e Imunohematologia 16 0 16 2
Triagem Clínica e Física de doadores de sangue 8 0 8 1
Coleta de Doador de Sangue: aspectos teórico-práticos 8 0 8 1
Processamento de sangue e hemoderivados 8 0 8 1
Transporte de sangue e Hemocomponentes: aspectos teórico- práticos   8   0   8   1
Sorologia do Doador de Sangue: aspectos teórico-práticos 16 0 16 2
TOTAL DE HORAS AULAS 264 96 360 33

Coordenação Pedagógica

Profa. Cintia de Lima Rossi

Possui graduação em Biologia Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992) e mestrado em Biologia  Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é coordenadora do curso de pós graduação do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos, conselho de ensino em pesquisa e extensão do Centro Universitário UNIFEOB, comissão de ética em experimentação animal do Centro Universitário UNIFEOB, coordenadora e professora do Centro Universitário UNIFEOB e membro de comitê de ética em pesquisa humana do Centro Universitário UNIFEOB. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Renal, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes, saúde pública, carcinoma, histopatológica e mastocitoma.