PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA E PERÍCIA AMBIENTAL (ARARAS)

Campus FHO - Araras
DESCRIÇÃO

Com o crescente interesse das empresas do agronegócio e demais atividades na gestão ambiental, surge a necessidade de soluções sustentáveis em seu processo produtivo, agregando valores e condutas ambientalmente corretas a sua missão.

A presença de profissionais habilitados à realizarem avaliações sistemáticas no processo produtivo, pela a auditoria interna em tais empresas, garante o sucesso nesse processo.

Este curso destina-se profissionais das áreas de Engenharia (Ambiental, Alimentos, Agronômica, Biossistemas, Civil, Florestal), Direito. Ciências Biológicas, Química, Administração e demais profissionais de ensino superior que trabalham ou desejam trabalhar na área de auditoria e perícia ambiental em  empresas/instituições públicas ou privadas.

Formar profissionais que possam atuar como auditores internos em empresas ou instituições do agronegócio e demais áreas para verificar riscos e impactos ambientais, a conformidade ou não com legislação ambientais e para o gerenciamento ambiental, bem como atuar como perito ambiental.

Formando profissionais habilitados a identificar riscos e impactos ambientais, a verificar se processos ou procedimentos internos de empresas/instituições estão cumprindo à legislação ambiental vigente, através da interpretação da Normas NBR ISO 14.001 e NBR ISO 19.011, e aptos para elaboração de relatórios de auditoria. Bem como profissionais capacitados para identificação de causas e/ou causadores de fatos relacionados à investigação ambiental e elaboração de laudos periciais ambientais.

HABILITAÇÕES

Ao final do curso, os profissionais estarão habilitados para trabalhar na gestão, na perícia e na própria auditoria ambiental.

Além de habilitação para trabalhar como perito e auditor ambiental na área agrícola ou na cidade, ou mesmo auditor interno de empresas.

PREVISÃO DE INÍCIO:

Início da aulas: 29/08/2020

TURNOS:

Encontros: Presenciais, quinzenais e aos sábados em Araras-SP.

Horários: 8h às 11h40 e das 13h às 16h40.

Carga Horária: : A carga horária será de 382 horas totais (288 horas presenciais + 98 horas online), em 18 meses.

O curso será realizado mediante a formação de turma.

MensalidadeR$ 530,00
Mensalidade ex-aluno ou empresa parceiraR$ 450,50

UNIDADES DE ESTUDO

NÚMERO DE HORAS

Módulo I – Fundamento Gerais

Conceitos Básicos sobre Meio Ambiente 8 0 8
Levantamento, Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais 8 2 10
Evolução da Legislação Ambiental no Brasil e no Mundo 8 2 10
Licenciamento Ambiental 16 2 18
Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS 8 2 10
Planejamento de Recursos Hídricos 8 2 10
Emissões Atmosféricas e Ruídos 8 2 10
Código Florestal 16 2 18
Metodologia científica 8 16 24
Total do Módulo I 88 30 118
Módulo II – Gestão e Auditoria Ambiental
Ferramentas de Gestão 8 2 10
Análise e Gerenciamento de Riscos Ambientais 8 2 10
Interpretação da Norma NBR ISO 14.001 – Sistema de Gestão Ambiental 16 2 18
Cenário atual das empresas no Brasil e no mundo 8 0 8
Auditoria Ambiental 24 4 28
Normas Ambientais e Certificações Internacionais aplicáveis à exportação de comódites. 16 2 18
Inovação na Gestão dos Recursos Energéticos 8 2 10
Metodologia Científica 8 16 24
Total do Módulo II 96 30 126
Módulo III – Perícia Ambiental
Métodos e Técnicas de Investigação em Meio Ambiente 8 0 8
Restauração ecológica de áreas degradadas 16 2 18
Conservação e Manejo Ambiental 16 0 16
Perícia Judicial Ambiental 24 4 28
Técnicas para Elaboração de Laudos Periciais e Perícias Ambientais 16 2 18
Fotografia Pericial 8 2 10
Manejo de fauna silvestre 8 0 8
Metodologia Científica 8 24 32
Total do Módulo III 104 94 138
TOTAL DE HORAS AULAS 288 94 382

Coordenação Pedagógica

Prof. Dr. Tiago Cavalheiro Barbosa

Engenheiro Agronômico pela (UFV), mestre em Conservação de Ecossistemas Florestais e Doutor na área de Silvicultura e Manejo Florestal, pela (ESALQ/USP).

Trabalhou na Assessoria Técnica de Gabinete da (SMA-SP), junto ao Secretário de Estado.

Participou das ações ambientais das obras do Rodoanel Mário Covas – Trecho – Sul pelo IBt-SMA.

Coordenou o Programa de Reflorestamento Compensatório do Rodoanel pela (DERSA), desenvolveu seu projeto de pesquisa no Trecho Norte.

Atua em temas da área de meio ambiente e também desempenha atividades relacionadas às políticas públicas e ações ligadas à cultura do cafeeiro, sendo o atual Presidente da Feira do Agronegócio Café de São Paulo que ocorre anualmente em Espírito Santo do Pinhal-SP.

Membro da Câmara Técnica do CBH-MOGI, como coordenador do GTT-Florestas onde atua principalmente em relação ao tema de PSA e restauração ecológica.

Exerce o cargo de Diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Espírito Santo do Pinhal – SP, onde tem coordenado importantes projetos como Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico, Programa Município Verde-azul, conquistando a certificação de Município Verde-azul (2014).

Realiza também atividades como palestrante em todo o Brasil e desenvolve consultorias em agricultura e meio ambiente.

PROFESSORES PRÉ-DEFINIDOS
Profa. Me. Caroline Silva Lima